Menu
Terça, 25 de junho de 2024

Primeira vacina contra o câncer de pele é testada em humanos

Pesquisa está na fase 3 de estudos, a mais avançada antes de chegar ao mercado; entenda

29 de abr 2024 - 10h:06 Créditos: JD1
Crédito: Vacina contra câncer de pele é desenvolvida na Inglaterra. (Foto: TV Globo/Reprodução)

Pacientes na Inglaterra começaram a testar uma vacina contra o câncer de pele. 

O Steve é um dos milhares de voluntários. Os pesquisadores dizem que a nova vacina tem o potencial de trazer uma cura mais definitiva ao câncer de pele do tipo melanoma.

É uma doença que se desenvolve nos melanócitos, que são células do corpo humano responsáveis pela produção de melanina, a substância que além de dar cor à nossa pele, ajuda a proteger o DNA contra a radiação do sol. 

A vacina é desenvolvida pela University College London em parceria com vários laboratórios, como o do professor Paul Lorigan, da Universidade de Manchester. 

Em entrevista ao Jornal Nacional, ele explicou que a vacina traz uma tecnologia inovadora. Ela é customizada de acordo com o DNA de cada paciente.

Em uma cirurgia, os pesquisadores retiram o tumor e analisam o material genético. Ao comparar com células saudáveis, eles identificam os traços das células cancerosas que ficam mais visíveis ao sistema imunológico daquele paciente. A vacina vai ensinar o organismo a identificar esses alvos e a criar anticorpos pra destruí-los. 

Os cientistas responsáveis pelo estudo afirmam que essa vacina pode representar um marco nesse tipo de tratamento. Isso porque a mesma técnica pode também funcionar contra outros tipos de câncer, como o de rim e o de pulmão.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias