
Carta Aberta: Antes chamava-se Vila Brasil, era um dos Distritos de Dourados. Desmembrado, foi elevado a Município pela Lei Estadual número 2.057, promulgada no dia 11 de dezembro de 1963. Por uma questão de invasão de lotes por um grupo de insatisfeitos em 09 de julho de 1954, resolveram comemorar o data como fundação e aniversário neste dia.
Único ex-distrito originário de Dourados que não comemora o aniversário na data da sua emancipação.
O advogado Augusto Pires Leite que mora hoje em Dourados-MS, completou 92 anos no dia 26 próximo passado, foi o primeiro Escrivão de Paz do Cartório de Registro Civil de Vila Brasil. Aposentado resolveu retornar para Dourados. Meu pai Abilio Ferreira também tomou posse no Distrito de Picadinha na mesma data, já falecido.
O Augusto, meu colega da primeira turma da Socigran, o mais idoso dentre os formandos ainda vivo,
afirmou-me numa conversa que a comemoração em data distinta do aniversário de Fatima do Sul é um retrocesso. O motivo não
justifica o erro histórico que persiste até hoje.
Ele tem autoridade para contestar a questão e ratifico a opinião dele de que está na hora dos vereadores da referida cidade reverem esta questão.
A maioria dos moradores fátima-sulenses não sabe disso, pois tudo passa despercebido com o tempo. Eu só descobri este embrólio ao fazer um estudo sobre os distritos que compunham a grande Dourados. Há alguns anos publiquei uma matéria sobre este fato, mas ficou o dito pelo não dito.
Por: José Tibiriçá Martins Ferreira