A medina temporária para taxar os preços dos combustíveis expira hoje. Com isso, os preços nos postos de gasolina subiram imediatamente, um pouco antes do previsto e divulgado pela mídia.
A gasolina subiu R$ 0,34 e o etanol R$ 0,22, disse Edson Lazarotto, diretor-executivo do MS (Sinpetro), sindicato do varejo de derivados de petróleo e lubrificantes.
“Como o aumento é no imposto e não no produto da Petrobras, o impacto imediato é imediato nas bombas, pois as refinarias e distribuidoras não têm como emitir nota sem o imposto atualizado”, explicou.
A previsão era que tributos federais subissem somente em 1º de julho, mas o fim da validade da Medida Provisória que trazia tributação federal menor antecipou o aumento de tributos federais em dois dias.
Com a retomada da cobrança integral de impostos federais, a tributação total sobre a gasolina avançará de 29%, valor atual, para 35,3% a partir desta quinta-feira. Ou seja, mais de um terço da gasolina passará a ser tributos estaduais e federais.
Com base nos preços dos combustíveis do dia 17 de junho, o Instituto de Combustão Legal (ICL) informou que para o etanol a alíquota passará de 12,9% para 18,8%.