Menu
Sexta, 19 de abril de 2024

Ex-aluna de escola pública ganha bolsa em 10 universidades internacionais

Rhayssa Braz escolheu um programa universitário onde passará por oito campus universitário pelo mundo. O primeiro será em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

29 de jul 2021 - 16h:43 Créditos: Linckon Lopes
Crédito: Arquivo Pessoal

Rhayssa Braz, de 18 anos, mora em Santos, região litorânea de São Paulo, Há cerca de um ano ela decidiu se candidatar em diversas universidades internacionais. 

Ela conquistou bolsas de estudos em dez delas, e escolheu o programa das instituições Zayed University e Minerva University, por meio do qual passará por oito campi ao redor do mundo. 

A jovem foi criada apenas pela mãe e avó paterna, eles mantinham uma vida muito simples e com várias dificuldades. Rhayssa sempre teve o sonho de conhecer o mundo, e passou a pesquisar mais sobre bolsas de estudos em universidades internacionais.

Devido a baixa renda da família Rhayssa não conseguiu ir a universidade de Cambridge no Reino Unido, onde ganhou uma bolsa de estudo, ela foi persistente e não desistiu do seu sonho, participou de 44 processos seletivos em universidades internacionais, sendo 43 nos Estados Unidos e uma em Portugal. Ela explica que pesquisou sobre cada uma delas para escolher a que oferecesse as melhores condições para estrangeiros.

“Geralmente, as pessoas aplicam para 20, porque existe um site que faz uma coletânea das suas informações acadêmicas e mandam para elas, mas eu fui pesquisando. Apliquei para 44, para garantir que eu ia ser admitida, porque eu fiz o processo inteiramente sozinha”, explica. Até o início de julho, Rhayssa havia sido admitida em nove instituições, todas com bolsas de estudos de até 65%.

Silvia Helena e Maria dos Santos, mãe e avó da jovem, são as maiores incentivadoras — Foto: Arquivo Pessoal
Silvia Helena e Maria dos Santos, mãe e avó da jovem, são as maiores incentivadoras 

Já no meio do mês, ela recebeu a notícia de que havia ficado entre os quatro brasileiros aceitos no programa Zayed University e Minerva University, uma parceria entre os Emirados Árabes e os Estados Unidos, com pelo menos 75% de bolsa. 

A jovem escolheu o estudo interdisciplinar, que envolve os cursos de Business Transformation, Social Innovation e Tech, e durante os quatro anos de graduação percorrerá oito campi espalhados pelo mundo: São Francisco, nos EUA; Seoul, na Coréia do Sul; Hyderabad, na Índia; Berlim, na Alemanha; Buenos Aires, na Argentina; Londres, na Inglaterra; Taipei, em Taiwan; e Abu Dhabi.

Segundo explica, um dos objetivos do programa é levar aos alunos diferentes realidades sobre cultura, economia e política. “Eu tinha sido recusada nessa universidade [Minerva University] em dezembro. Até que vi esse programa, me candidatei e fui um dos 30 estudantes no mundo que conseguiram a vaga nesse ciclo”, afirma. 

Ela conta que descobriu a aprovação por meio de uma reunião virtual, com o representante do programa e os outros aprovados.

“Foi muito inesperado. Ele anunciou que a gente tinha passado e que ia começar a estudar. Foi uma loucura. Eu quase morri. As outras pessoas ficaram com uma cara plena, de que já esperavam. Eu desfaleci ali na câmera”, explicou.

Rhayssa já tem 75% de bolsa garantida para fazer o curso, mas espera a confirmação de 100% da mensalidade custeada pelas universidades. Por isso, necessita de uma reserva financeira, para cobrir os custos extras, como passagem, moradia e alimentação. Para isso, ela criou uma campanha online de arrecadação, que a ajudará a juntar o valor de pouco mais de R$ 35 mil.

O valor precisa ser arrecadado até o meio de agosto, já que ela pretende embarcar até o dia 18, pois as aulas iniciam no dia 19, em Abu Dhabi. 

“Sempre foi um sonho conhecer o mundo. Acho que dentro de todo mundo tem essa coisa de conhecer, mas eu quis botar em prática. Descobri esse mundo dos estudos fora um pouco tarde. Mesmo não me preparando a vida toda, como muitos fazem, eu consegui. Estou muito feliz”, finaliza.


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias