Menu
Sexta, 29 de março de 2024

Universitários criam máquina que elimina o vírus da covid-19 do ar

O equipamento diminui as chances de contágio

29 de set 2020 - 17h:28 Créditos: Roberta Ferreira
Crédito: Divulgação

Docentes e estudantes da Universidade de Brasília (UnB) e do Instituto Federal de Brasília (IFB) estão desenvolvendo um protótipo de equipamento de ventilação capaz de filtrar moléculas do novo coronavírus que estejam circulando pelo ar. O aparelho de baixo custo foi pensado para ambientes hospitalares, onde há uma maior vulnerabilidade de contágio.

O equipamento foi testado e ficou comprovada a sua eficácia. "Estamos montando um novo protótipo para redução do ruído e fazendo testes de controle de vazão, de emissão, de desempenho, de autonomia e de redução de partículas em contexto geral", explica Izabel Cristina Rodrigues, coordenadora do projeto e professora de Farmácia da Faculdade UnB Ceilândia.

Um dos representantes do IFB explica como funciona está invenção. "O equipamento filtra o ar utilizando basicamente a aceleração, projeção centrífuga e sedimentação, tratando 40 litros de ar por minuto, com um protótipo de pequeno porte. Estamos fazendo um modelo mais robusto para o dia a dia, com proteção para questões de ruído, limpeza, movimentação e tempo de operação", conta o professor Yuri Cesar Toledo.

O projeto ainda não está completamente pronto, ele passará por uma avaliação como, resultados, correções, métodos empregados e validação das atividades em encontros laboratoriais e por videoconferência.

"A ideia é que esse contaminante seja eliminado antes de tocar nas máscaras, nas roupas, nos cabelos, nas superfícies e outros meios que possam servir de abrigo para o novo coronavírus", detalha.

"O benefício é para a sociedade como um todo, pois [essa filtragem] nos permitirá maior liberdade para circular por corredores, elevadores, recepções, salas de triagem clínica, atendimento ao público, centros de alimentação, centros comerciais e outros", destaca.

O ideal é que essa máquina seja utilizada também em outros locais com aglomerações. Este projeto tem um valor baixo, os resultados são rápidos.


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias