Redes de lanchonetes e restaurantes como McDonald’s, Burger King e Outback deverão subir os preços cobrados em suas unidades brasileiras em breve. O motivo é a inflação das empresas de food service, que fornecem insumos para o setor de alimentação fora do lar.
De acordo com a Associação Nacional de Restaurantes (ANR), que representa as empresas citadas acima e muitas outras, a inflação acumulada do setor foi de 13% em 12 meses e os estabelecimentos tentaram adiar ao máximo o repasse do aumento dos custos para os consumidores.
Não é possível prever de quanto será o aumento dos preços, mas as redes estão tentando fazer um reajuste abaixo da inflação do período, informa reportagem do Valor Econômico.
A Bloomin’ Brands, responsável pela operação das redes Outback e Abbraccio no Brasil, explicou que o aumento no preço da carne e dos produtos importados é um dos grandes problemas. A rede afirma que tem negociado com fornecedores e revisado seus custos para fazer reajustes abaixo da inflação.
Nos restaurantes menores, por sua vez, os reajustes já estão se tornando mais frequentes. Nas redes Lanchão, Old Dog e X Picanha, que somam 60 lojas em quatro Estados, estão programados um ou dois aumentos por ano. Em 2021, porém, já foram feitos quatro. E um novo repasse está previsto para outubro ou novembro, segundo o dono dos restaurantes, Roger Domingues.