Menu
Segunda, 09 de junho de 2025

Começa em novembro a vacinação contra febre aftosa no Planalto e Pantanal

Previsão da Iagro é vacinar 9 milhões de cabeças de gado

29 de out 2021 - 15h:21 Créditos: Linckon Lopes
Crédito: Imagem Ilustrativa

Vacinação contra febre aftosa, que é obrigatória para bovinos e bubalinos, inicia dia 1 de novembro e segue até o fim do mês. Conforme a previsão da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) é de que 9 milhões de cabeças sejam imunizadas entre os animais do Planalto e do Pantanal. 


Começa em novembro a vacinação contra febre aftosa no Planalto e Pantanal
Divulgação/IAGRO

De acordo com as informações da Iagro, na região do Planalto, a vacinação é obrigatória para animais até 24 meses entre os dias 1° e 30 de novembro. O registro da vacinação deverá ser realizado pelo produtor no sistema informatizado da Iagro, através do portal GAP de 1º de novembro a 15 de dezembro de 2021. Já no Pantanal, os optantes pela etapa de novembro, devem vacinar todo o rebanho entre 1° de novembro a 15 de dezembro de 2021 e registrar a vacinação de 1° de novembro a 31 de dezembro. Para ambas regiões, a aquisição da vacina estará liberada nas revendas cadastradas a partir do dia 28 de outubro.

O Comitê Gestor do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa (PNEFA), prevê a retirada da vacina até novembro de 2022. O PNEFA tem como objetivo principal “criar e manter condições sustentáveis para garantir o status de país livre da febre aftosa e ampliar as zonas livres de febre aftosa sem vacinação, protegendo o patrimônio pecuário nacional e gerando o máximo de benefícios aos atores envolvidos e à sociedade brasileira”.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias