Crédito: Mariana Rocha O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul realizou na segunda-feira (27) uma agenda oficial em Dourados, ocasião em que foi assinada a ordem de início de serviço para a pavimentação asfáltica e implantação de drenagem do acesso ao Hospital de Amor de Dourados.
Participação de lideranças e apoio institucional
Durante a solenidade, foram convidados a realizar a assinatura da ordem de serviço o presidente do Sicredi Centro-Sul MS/BA, Paulo Neves, e a coordenadora municipal do Hospital de Amor, diretora-presidente da Associação dos Apoiadores, Dra. Cristiane Iguma Câmara. Ao se pronunciar, Dra. Cristiane ressaltou o significado simbólico do ato:
“A assinatura desta ordem de serviço representa muito mais do que o início das obras de drenagem e pavimentação, ela simboliza a conexão das vias de acesso ao futuro Hospital de Amor. Estamos construindo, juntos, um caminho de acesso à saúde, à prevenção e à vida.”
Na sequência, Paulo Neves reforçou o compromisso do Sicredi e da comunidade cooperativista com a concretização do projeto:
“Associados, a nossa obra avança cada vez mais. A assinatura de hoje é mais um passo. Agradeço ao empenho de cada associado, o empenho do governo estadual e, é claro, de toda a sociedade que se envolve neste projeto. Em breve, nosso Hospital de Amor vai ser uma realidade.”
Também prestigiaram a cerimônia o governador Eduardo Riedel, o vice-governador Barbosinha, o prefeito de Dourados, Marçal Filho, o secretário estadual de Saúde, Maurício Simões Corrêa, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, o senador Nelsinho Trad, o ex-governador Reinaldo Azambuja, o deputado federal Geraldo Resende, além de prefeitos e prefeitas do Cone Sul. Estiveram presentes ainda os deputados estaduais Gerson Claro, Lia Nogueira, Londres Machado, Mara Caseiro, Renato Câmara e Zé Teixeira.
Em coletiva de imprensa, o governador Eduardo Riedel destacou a relevância do momento:
“Mais um ato importante para a conexão da cidade com o Hospital de Amor de Dourados. Vale destacar que o projeto é fruto de um grande empenho da sociedade civil organizada, que entende que é preciso deixar legados e construir, junto do poder público, mais formas de acesso à saúde.”
O prefeito de Dourados, Marçal Filho, também ressaltou a importância do avanço:
“Mais um passo importante para o avanço do Hospital de Amor em Dourados. É fundamental que o Governo do Estado, através do nosso governador Riedel, garanta obras estruturantes no entorno do hospital. Toda a população de Dourados e também de outras cidades aguarda por esta unidade que, sem dúvidas, vai colaborar muito com a prevenção do câncer.”
Membros da Associação de Apoiadores do Hospital de Amor de Dourados (AApoiadores) acompanharam o evento, dentre eles, Ely Silva de Oliveira Semmelroth, Dra Mara Goulart, Irma Lupinetti, Dr Aroldo Boigues, o médico Aroldo Boigues e Priscila Lupinetti Mantovani, diretora do Instituto de Prevenção do Hospital de Amor no município.
Força do Cooperativismo
A construção do Hospital de Amor de Dourados é viabilizada por meio da força do cooperativismo, com investimento de R$ 34 milhões destinados pela Cooperativa Sicredi, recurso aprovado diretamente pelos associados em assembleias de núcleo, reafirmando a essência participativa e comunitária do modelo cooperativo.
Este será o primeiro hospital construído pelo Sicredi em nível sistêmico em todo o país e será administrado pela Fundação Pio XII, responsável pela matriz do Hospital de Amor em Barretos e por diversas unidades da rede no Brasil.
A unidade de Dourados terá foco em serviços de rastreamento, exames e diagnóstico, complementando a rede de tratamento oncológico já existente no Estado. O cronograma da obra foi recentemente atualizado, e a previsão é de que o hospital seja inaugurado no primeiro semestre de 2026.



widget de imagem



