Menu
Segunda, 08 de julho de 2024

Como fazer panetone de liquidificador, rápido e super fácil

O natal está se aproximando e essa receita vai encher sua casa de perfume natalício, sem contar que você pode economizar.

29 de nov 2021 - 14h:24 Créditos: The World News
Crédito: Reprodução

Se você quer aproveitar o Natal para inovar em quesitos culinários, confira essa receita de panetone de liquidificador e inspire-se!

Tradicional iguaria consumida na época do Natal, o panetone é um pão doce, recheado de frutas secas (uvas passas e frutas cristalizadas). Tem fragrância de baunilha. Sua consistência macia é resultado de um processo de fermentação natural.

A origem do panetone é um mistério. Existem várias lendas sobre sua origem, com uma descrição em comum: o panetone tem origem em Milão, na Itália.

Segundo uma das lendas, o panetone foi criado por um padeiro chamado Toni, que trabalhava na padaria Della Grazia, em Milão, na época de Ludovico, o Mouro (1452 – 1508). O jovem padeiro, apaixonado pela filha do patrão, teria inventado o pão doce para impressionar o pai de sua amada. Os fregueses passaram a pedir o “Pani de Toni”, que evoluiu para o “panattón” (vocábulo milanês), e depois para “panettone” (italiano).

Segundo outra lenda, o panetone foi inventado na corte de Ludovico, o Mouro, na véspera do Natal, entre os anos de 1494-1500. Conta a lenda que o Natal era uma grande festa celebrada com grandes banquetes.

Em um dos Natais, a sobremesa que havia sido preparada queimou ao ser assada. Um dos empregados da cozinha, chamado Antônio, havia preparado uma massa com sobras de ingredientes, que pretendia levar para sua casa. Sem outra opção, ofereceu sua massa para servir como sobremesa para a corte.

De acordo com a lenda, a sobremesa foi tão apreciada que Ludovico perguntou qual o nome da iguaria. O jovem Antônio, chamado para responder a pergunta de Ludovico, disse que a sobremesa não tinha nome. Ludovico resolveu chamá-la de “Pani de Toni”, dando origem ao nome.

Ingredientes:
3 ovos inteiros
¾ xícara (chá) de suco de laranja
½ xícara (chá) de leite
½ xícara (chá) de margarina
2 xícaras (chá) rasas de açúcar
600 g de farinha de trigo
1 envelope de fermento granulado próprio para pão
1 colher (sobremesa) de essência de panetone
1 xícara (chá) de damascos picados envolvidos em farinha
½ xícara (chá) de nozes picadas
½ xícara (chá) de frutas cristalizadas

Modo de preparo:
Em uma tigela misture o fermento e a farinha, reserve.
Bata no liquidificador os ovos, o suco, o leite, a margarina e o açúcar.

Despeje em uma tigela, acrescente a farinha reservada aos poucos, a essência e misture com uma colher.
Coloque o damasco, as nozes, as frutas cristalizadas e misture bem.
Coloque para crescer em forma própria para panetone, por 1 hora ou até dobrar de volume.
Leve para assar em forno pré-aquecido (180ºC), por 35 minutos mais ou menos.


Dica: Substitua as nozes picadas por ½ xícara (chá) de uvas passas.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias