Menu
Quinta, 25 de abril de 2024

Dicas para quem teve o celular roubado ou perdido

Siga o passo a passo para recuperar os seus dados

29 de dez 2020 - 09h:45 Créditos: Roberta Ferreira
Crédito: Divulgação

Se o celular foi roubado ou perdido tem como proteger a sua privacidade. Uma das alternativas é tentar rastrear o aparelho, através do GPS.

Porém se não conseguir, siga algumas regras a seguir:

1. Acesse as ferramentas: Seu smartphone possui ferramentas para situações de perda e roubo. A partir de um computador pessoal ou outro dispositivo confiável, acesse um dos sites abaixo, de acordo com sua plataforma: Apple/iPhone ou Google/Android.

2. Se possível, localize o aparelho. Se você perdeu o aparelho por algum descuido, há duas ferramentas para tentar recuperá-lo. A primeira é tentar ligar no seu próprio número. Motoristas de aplicativos e garçons em restaurantes, por exemplo, podem ajudar você a recuperar o que foi perdido. A segunda ferramenta é o rastreamento oferecido pelo sistema do seu celular, que é mais preciso do que qualquer rastreamento de operadora. Você também poderá enviar um comando que faz o telefone emitir um som, contornando a configuração de volume e permitindo que seu aparelho seja encontrado mesmo no modo silencioso. Em caso de roubo, o rastreamento e o toque sonoro não devem ser acionados, porque você deve agir o mais rápido possível para priorizar a proteção dos seus dados.

3. Envie um comando remoto para limpeza do dispositivo. Se está claro que você não poderá recuperar o telefone, use o comando para apagar remotamente todos os dados. O comando em questão chama-se Apagar Dispositivo (iPhone) ou Limpar dispositivo (Android). A partir desse momento, todos os arquivos armazenados no aparelho ficam inacessíveis.

4. Comunique o roubo à operadora. Depois que você protegeu seus dados, comunique o roubo à operadora para que ela desative seu chip. Assim, os ladrões não poderão usar o seu número.

5. Registre um boletim de ocorrência. Procure o site da delegacia eletrônica do seu estado e faça um boletim de ocorrência.

6. Bloqueie o IMEI do celular. Com o boletim de ocorrência, entre novamente em contato com a operadora para solicitar o bloqueio do IMEI. A partir do bloqueio do IMEI, o aparelho ficará impedido de conectar a redes móveis, diminuindo as chances de que o ladrão possa revender ou utilizar o aparelho normalmente.

7. Verifique suas contas e desautorize atividades ilegítimas. Se você tinha algum app bancário em seu smartphone, entre em contato com seu banco e confirme que nenhuma atividade indevida foi realizada em sua conta. Se a exclusão remota dos dados do aparelho não tiver sido realizada com sucesso, troque todas as senhas das contas cadastradas em seu smartphone – redes sociais e e-mail.

8. Você pode ser vítima de golpes. Redobre a atenção. Existem casos em que criminosos entram em contato com as vítimas do roubo para tentar conseguir acesso às contas Google ou ID Apple para desbloquear os aparelhos. Sem essas contas, o telefone pode ficar inutilizável e, por isso, a chance de tentarem roubar sua conta – seja por meio de uma fraude ou pelo número cadastrado – é alta. Redobre a atenção para não cair nessas fraudes.


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias