O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estendeu os prazos para os segurados fazerem a prova de vida. Uma nova portaria estabelece o limite até junho de 2022 para quem não fez o procedimento entre 2020 e 2021.
A prova de vida é uma norma prevista em lei para evitar fraudes e pagamentos indevidos. A obrigatoriedade da comprovação ficou suspensa entre março de 2020 e 1º de junho deste ano. Depois, foi suspensa novamente entre outubro e dezembro.
Com a nova portaria, os segurados que tinham até dezembro de 2020 para fazer a prova de vida terão até fevereiro de 2022 para realizar o procedimento. Para aqueles em que o prazo era entre janeiro a junho de 2021, o vencimento passa a ser março de 2022.
Os de julho a agosto do mesmo ano devem fazer em abril, enquanto aqueles que tinham até setembro ou outubro terão até maio. Por fim, quem deveria fazer a prova de vida em novembro ou dezembro de 2021 terá até junho de 2022.
Segundo o INSS, se o beneficiário faz aniversário no mês de setembro, por exemplo, a prova de vida poderá ser feita no período de agosto a outubro. Caso não realize o procedimento, o bloqueio do crédito ocorrerá nos meses de novembro e dezembro.
“Em caso de ausência de comprovação de vida no mês de aniversário do titular do benefício, os créditos mensais da segunda e da terceira competências subsequentes serão encaminhados à rede pagadora com marca de bloqueio, inclusive para aqueles com mês de aniversário de janeiro a junho de 2022”, reforça trecho da portaria.