Crédito: Vitor Kraemer/JD1 O ex-secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) e pré-candidato a deputado federal, Jaime Verruck, afirmou que a experiência técnica acumulada ao longo da carreira pode ser determinante para garantir protagonismo na Câmara Federal, evitando ser “mais um entre os 513 deputados”.
Durante entrevista ao programa Café com Política, Verruck relatou que a decisão de disputar o cargo não foi imediata e relembrou a resistência em 2022. Segundo ele, no último dia do prazo de descompatibilização, chegou a comunicar ao ex-governador Reinaldo Azambuja que não concorreria. “Eu não tive coragem de tomar a decisão naquele momento, mas agora eu tenho”, afirmou.
De acordo com o pré-candidato, a entrada na disputa foi construída coletivamente, com incentivo de lideranças políticas como Tereza Cristina, Eduardo Riedel e Flávio Kayatt. “Foi um convencimento, depois veio o encantamento pelo processo político”, disse.
Verruck também explicou que optou por disputar uma vaga na Câmara em vez do Senado por estratégia dentro do grupo político. “Se eu fosse candidato ao Senado, iria concorrer diretamente com o Reinaldo. Entendemos que não era adequado”, pontuou.
Mesmo com a entrada na política, ele afirmou que pretende manter sua forma de atuação. “Eu não vou romper com meus princípios para chegar lá. Se eu tiver que fazer isso, eu não vou ser eleito”, declarou.
Sobre a atuação em Brasília, Verruck disse esperar ocupar espaços relevantes, especialmente em comissões ligadas à sua área de conhecimento. Segundo ele, a expectativa foi reforçada em conversa com Tereza Cristina. “Perguntei qual a chance de eu não ser baixo clero, e ela disse que eu não seria, porque me chamariam para várias comissões”, relatou.
A intenção, segundo o pré-candidato, é atuar principalmente em pautas relacionadas à bioenergia, indústria e meio ambiente, áreas nas quais possui experiência. Ele também citou como referência o deputado federal Arnaldo Jardim, destacando que pretende se inspirar em sua atuação e já recebeu apoio para desenvolver pautas no setor.



