Menu
Quinta, 21 de novembro de 2024

Inauguração da Casa da Cultura, vinculada à UEMS, ocorre nessa sexta-feira em Dourados

Durante a inauguração do prédio reformado, o evento contará com várias atrações culturais e intervenções artísticas

30 de jun 2022 - 16h:41 Créditos: Yuri Tomaz
Crédito: Assessoria de Imprensa/UEMS

A Casa da Cultura - Espaço Guaraoby, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC), e gerida pela Divisão de Cultura, Esporte e Lazer (DCEL), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UEMS), vinculada ao Campus Dourados, será inaugurada nesse sexta-feira (1), às 17h00, em evento aberto ao público.

Vista da lateral (Foto: Assessoria de Imprensa/UEMS)

De acordo com a Assessoria de Imprensa da UEMS, "a Casa da Cultura UEMS foi inaugurada oficialmente em abril de 2003 com o objetivo de oferecer um espaço para que atividades e projetos de cunho artístico-cultural pudessem ser fomentados. Anteriormente a Casa da Cultura funcionava em outro endereço no centro de Dourados. Agora em 2022, o novo local que foi cedido recebeu reforma e revitalização", afirmaram.

Atuante no município há mais de uma década, a Casa da Cultura abriga um vasto acervo histórico e é referência regional.

O espaço cultural, com décadas de tradição no município de Dourados, abriga importante acervo histórico que compreende variedade de materiais, como instrumentos musicais, fotografias, itens fonográficos, entre outros. Referência para a arte regional, o prédio foi integrado à administração da Universidade desde aquele período e, após reformas, reabre para atendimento da população douradense e a todo o Estado de Mato Grosso do Sul.

Acervo de instrumentos e equipamentos da Casa da Cultura (Foto: Assessoria de Imprensa/UEMS)

A Assessoria de Imprensa nos informou ainda que no 2º semestre de 2022 as atividades incluirão oficinas de dança, teatro, violão e artesanato, para além de outras atividades já desenvolvidas, como aulas de capoeira e aula de teoria de percepção musical, abarcando crianças, jovens e adultos.

"O espaço resgata a tradição cultural do maestro Adilvo Mazzini e receberá diversos eventos artísticos, como shows; saraus temáticos voltados a adultos e público infantil; mostras de vídeos; e mostras de cinema", declararam.

Palco interno da Casa da Cultura (Foto: Assessoria de Imprensa/UEMS)

Para o reitor Laércio Alves de Carvalho,

A inauguração da Casa da Cultura - Espaço Guaraoby é um motivo de orgulho para nossa Universidade e que promoverá uma interação cada vez maior da UEMS com a população douradense e de outros municípios vizinhos. Assumimos o legado cultural do maestro Adilvo Mazzini e acreditamos que a vivência no espaço é uma forma de manter viva a memória dele, que foi um ícone para a cultura local.

Dentre as atrações culturais previstas para a inauguração, em informações colhidas na página oficial da UEMS, estão o grupo Brô MC's, grupo de rap indígena de Dourados, a presença do cantor Geraldo Espíndola ao lado do instrumentista Marcelo Loureiro, do músico José Ruivo Netto e do poeta Emmanuel Marinho. Além disso, haverão outras intervenções artísticas, marcadas pelo curso de Artes Cênicas, Dança e Teatro da UEMS, Campus Campo Grande.

"É importante destacar que neste espaço também serão recebidos os diversos projetos aprovados pelas leis de fomento à cultura, em diversos níveis de governo (municipal e estadual), como espetáculos de música e de dança, por exemplo", finalizou a Assessoria em conversa com a redação.

Entrada da Casa da Cultura (Foto: Assessoria de Imprensa/UEMS)
Sala Administrativa (Foto: Assessoria de Imprensa/UEMS)

A Casa da Cultura - Espaço Guaraoby está localizada na Rua Monte Alegre, nº 1955. Vila Progresso, Dourados/MS.

Técnicos e servidores convidam toda a comunidade civil a participarem da inauguração. Mais informações sobre a inauguração podem ser acessadas aqui

Nota: Essa matéria foi construída a partir de informações coletadas junto à Assessoria de Imprensa, que subscreveu à redação. Sua construção só foi possível  a partir de todas as informações acima descritas enviadas e apuradas em ritual coletivo.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias