Menu
Quinta, 25 de abril de 2024

Nos EUA o PIB teve queda de 32,9% no segundo trimestre de 2020

Foi a maior queda recorde

30 de jul 2020 - 10h:32 Créditos: Roberta Ferreira
Crédito: Divulgação

Os Estados Unidos sofreu uma queda na economia de 32,9% no segundo trimestre deste ano. Os dados foram divulgados hoje (30) pelo escritório oficial de estatísticas do Departamento do Trabalho (BEA). E no terceiro trimestre a queda foi de 5%.  

O Produto Interno Bruto (PIB) em dólares correntes foi estimado em US$ 19,41 trilhões, uma queda de 34,3% (ou US$ 2,15 trilhões). Foi a maior redução desde o início do século passado.  

Com a pandemia do coronavírus teve gastos das famílias e das empresas. A queda mostra também mais do triplo do recuo de 10%, registrado em 1958, no segundo trimestre.  

Esta queda se dá por conta da covid-19. Em março e abril teve ordens de isolamento social e por causa disso foram flexibilizadas e auxílios governamentais distribuídos a famílias e empresas.

O BEA alerta para os efeitos totais da pandemia que não podem ser quantificados nas estimativas para o PIB, porque esses impactos são incorporados nos dados de origem e não podem ser identificados separadamente.

Em abril grande parte da atividade econômica teve que ser paralisada por causa deste vírus. E enormes componentes destes serviços foram retomadas em maio, porém a recuperação segue lenta.  

"As perspectivas não são muito boas", disse à Reuters o professor de finanças e economia da Universidade Loyola Marymount, em Los Angeles. "Os americanos não estão se comportando bem em termos de distanciamento social, a taxa de infecção é inaceitavelmente alta e isso significa que o crescimento econômico não pode ganhar força".



Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias