
Nesta quarta-feira, 30 de agosto, a Lua chegará o mais próximo possível da Terra, e uma lua ainda mais brilhante será visível. Mato Grosso do Sul assistirá ao evento a partir das 21h35. Basta olhar para o céu, não é necessário nenhum equipamento.
A “Super Lua Azul” será a última superlua do ano e a mais próxima da Terra. No estado de Mato Grosso do Sul, o espetáculo no céu é visível a olho nu. Esse fenômeno ocorre ao mesmo tempo em que a Lua está no ponto mais próximo de sua órbita da Terra (chamado perigeu), que também ocorre quando a Lua está cheia.
Conforme o Observatório Nacional, nesta quarta-feira, a lua estará a 357.181 quilômetros da Terra. Destaca-se que, em média, a distância entre a Terra e a Lua é de cerca de 384.400 quilômetros.
A primeira superlua de 2023 ocorreu também em agosto, no dia 1º. O termo "superlua" foi criado pelo astrólogo Richard Nolle em 1979. Na revista periódica americana Dell Horoscope, que não existe mais, ele escreveu que receberia o selo “super” uma lua cheia que ocorre com a lua no perigeu ou até 90% próxima desse ponto. Não está claro por que ele escolheu o corte de 90% em sua definição.