Por iniciativa do deputado Renato Câmara (MDB) vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, foi criada no âmbito da ALEMS a Frente Parlamentar em apoio ao comércio varejista, produtos e serviços de Mato Grosso do Sul. A instituição da nova Frente contou com o apoio de mais dezessete parlamentares, que assinaram favoravelmente o Requerimento proposto por Renato.
A Frente em apoio ao setor varejista, comércio de produtos e serviços tem o objetivo de unir esforços em busca da defesa dos interesses relacionados ao varejo e ao comércio de serviços, com vistas ao fortalecimento das atividades comerciais no Estado. “Propomos, através desta nova Frente Parlamentar, uma atuação unificada em prol de interesses comuns, independentemente de partido político a que pertençam os comerciantes”, observou o proponente.
Cumprindo o rito legislativo, Renato Câmara e os demais deputados signatários solicitaram à Mesa Diretora da ALEMS o cumprimento dos trâmites previstos no Art. 101, Parágrafo Único, do Regimento Interno do Parlamento Estadual, com o Art. 1º apresentando a seguinte redação: “Institui, no âmbito da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul, a Frente Parlamentar em Apoio ao Varejo e Comércio de Serviços de Mato Grosso do Sul”.
Para garantir a aprovação da nova Frente, o deputado Renato Câmara enfatizou que o setor de varejo e comércio de serviços é uma das principais forças motrizes da economia de Mato Grosso do Sul, contribuindo significativamente para a geração de empregos, renda e desenvolvimento econômico no Estado. Entretanto, este segmento enfrenta desafios constantes, como a necessidade de modernização, adaptação a novas tecnologias, capacitação de mão de obra, e a concorrência com grandes centros urbanos e o comércio eletrônico.
“A criação da Frente Parlamentar em Apoio ao Varejo e Comércio de Serviços de Mato Grosso do Sul é uma iniciativa estratégica para garantir que esses desafios sejam enfrentados de maneira coordenada e eficiente. A Frente Parlamentar permitirá uma articulação mais próxima entre os parlamentares e os representantes do setor, promovendo discussões e debates que resultem em políticas públicas que atendam às necessidades reais do varejo e comércio de serviços”, argumentou Renato.
Além disso – acrescenta o parlamentar – a Frente terá um papel fundamental na interlocução com o Governo do Estado e o Governo Federal, buscando investimentos em infraestrutura, capacitação profissional e outras ações que possam fortalecer o setor, garantindo sua competitividade e sustentabilidade a longo prazo. “A criação desta Frente também possibilitará a promoção de eventos, audiências públicas e workshops, trazendo à tona as demandas do setor e criando um espaço para a troca de informações e experiências. Diante de todas estas exposições, consideramos que a instituição desta Frente Parlamentar é não apenas necessária, mas urgente, considerando o papel vital do varejo e comércio de serviços na economia do nosso Estado e a necessidade de políticas públicas que possam apoiar e fortalecer esse setor tão relevante para Mato Grosso do Sul”, justificou o vice-presidente da ALEMS.
Após a criação da nova Frente Parlamentar, Renato Câmara destacou com entusiasmo a instituição do novo grupo de trabalho. “Agora, as lideranças do setor varejista, do comércio e de serviços, sobretudo, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas têm seu fórum próprio que vai abarcar suas demandas. Estamos colocando nosso mandato à disposição para dar utilidade em ações voltadas ao setor varejista, na construção de políticas públicas que irão fortalecer com medidas mais assertivas o cenário para nossos varejistas e, sobretudo, contribuir para o crescimento econômico de MS”, frisou Renato Câmara.