
Uma moradora de Itapetininga, São Paulo, falou que fez compras online em um site chinês e recebeu as sementes misteriosas e que sua gata logo após ingerir, morreu.
Ainda não tem comprovação de que as sementes é a causa da morte.
Marisa Silveira contou que comprou roupas no site e recebeu as sementes antes da mercadoria chegar. As sementes estavam em um envelope e ela plantou em um vasinho.
"Comprei umas três vezes em um site chinês e acredito que pegaram meu endereço de lá. Não tem outra explicação", diz.
"Plantei e jamais imaginei que poderia ser uma planta tóxica. Agora estou assustada. A gata comeu e suspeito que possa ser a folha que intoxicou ela”, afirma.
O Ministério da Agricultura falou que em oito estados já recebeu 36 denuncias sobre os pacotes de sementes que ninguém pediu.
Segundo o ministério, as sementes misteriosas normalmente vêm com produtos comprados pela internet, em sites ou aplicativos internacionais.
O ministério fez um alerta de que tenha cuidado com as encomendas não solicitadas e de que não abra nenhum pacote, seja da onde for.
Se receber as sementes o ideal é de que o produto seja entregue no ministério da agricultura no órgão estadual de defesa.
O material não pode ser jogado no lixo, pois não se sabe quais são os prejuízos que podem causa a natureza.
O ministério informou que todo o material recolhido está sendo analisado pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Goiânia, referência no país. Os técnicos querem descobrir a espécie da semente e se ela traz riscos à saúde.