Menu
Quinta, 18 de abril de 2024

Campanha multivacinação começa amanhã com foco em crianças e adolescentes até 14 anos

Assim como em anos anteriores, a campanha acontece durante todo o mês de outubro e, desta vez, terá o “Dia D” no sábado (16).

30 de set 2021 - 11h:11 Créditos: Linckon Lopes
Crédito: Divulgação/Prefeitura Municipal de Campo Grande

Iniciará amanhã, sexta-feira (1º), a campanha multivacinação para crianças e adolescentes até 14 anos de idade para atualização da caderneta vacinal. Assim como em anos anteriores, a campanha acontece durante todo o mês de outubro e, desta vez, terá o “Dia D” no sábado (16). 

Pais e responsáveis por essas crianças poderão levá-las à qualquer uma das unidades de saúde do Município para a atualização da caderneta de vacinação, onde serão orientados sobre quais as próximas doses a serem aplicadas e a necessidade de sempre mantê-las em dia

“A manutenção da caderneta de vacinação atualizada nos garante que doenças que já estavam extintas no País, mas que ainda há registros de casos fora, não voltem a cirucular no território”, explica o coordenador de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Evandro Ramos. 

O sarampo é uma destas doenças que voltaram a circular no País. Somente no ano passado, foram cinco casos positivos em Campo Grande. Neste ano, todos os casos suspeitos foram descartados, mas o alerta continua, uma vez que há anos não havia nenhum registro de circulação do vírus no Município. 

Os adolescentes até 14 anos de idade também precisam manter a caderneta atualizada, uma vez que há vacinas que previnem contra infecções sexualmente transmissíveis que podem se tornar cânceres. 

“Estas vacinas estão disponíveis nas unidades de saúde o ano inteiro, por serem do calendário de rotina da criança. Neste mês a intenção é reforçar a necessidade de manter a caderneta atualizada”, conclui Evandro. 


Funcionamento das unidades de saúde 


Com duas campanhas de vacinação em andamento, a multi e a contra Covid-19, é necessário se atentar ao funcionamento de algumas unidades de saúde. As doses da campanha que se inicia nesta semana está disponível em todas as unidades de saúde do município, contudo, algumas salas de vacina funcionam à tarde exclusivamente para a aplicação da dose da Covid-19. 

No período matutino, absolutamente todas as 72 unidades estarão oferendo as vacinas de rotina, como já vem acontecendo desde de 19 de janeiro e, a partir das 13h, aqueles locais referenciados para aplicação da Covid-19 irão atender exclusivamente a este público. A medida visa reduzir os riscos de transmissão do vírus provocados por aglomerações de pessoas em um mesmo ambiente. 

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias