Menu
Quarta, 17 de abril de 2024

Wesley Safadão e Thyane são indiciados por vacinação irregular

Além do casal, outras seis pessoas foram indiciadas pela Polícia Civil do Ceará

30 de set 2021 - 13h:13 Créditos: Linckon Lopes
Crédito: Reprodução

O cantor Wesley Safadão, a esposa dele, Thyane Dantas, e mais seis pessoas foram indiciadas pela Polícia Civil do Ceará, na quarta-feira (29), por irregularidade na vacinação contra a Covid-19. O inquérito foi enviado ao Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). A informação é do G1.

O casal e cinco dos indiciados deverão responder na Justiça do estado pelos crimes de peculato e infração de medida sanitária. A Polícia Civil informou que as penas somadas podem chegar a 13 anos de prisão. Sabrina Tavares, produtora do cantor, foi indiciada somente pelo crime de infração de medida sanitária.

A Polícia Civil informou que as investigações indicaram que três servidores públicos da Secretaria da Saúde do Município (SMS) de Fortaleza “foram os responsáveis pelo sucesso da vacinação do trio”. Eles contaram com o apoio e participação de mais duas pessoas, que não atuavam no governo municipal.

Em nota, a polícia relatou que “ficou caracterizado que a vacinação das três pessoas investigadas decorreu de um prévio ajuste entre elas, uma pessoa próxima ao cantor e uma outra pessoa, que por sua vez, possuía contato com os três servidores públicos, descartando a hipótese de coincidência despropositada e/ou falha, a título de culpa, das pessoas que trabalhavam no local”.

A Polícia Civil também afirmou que os três servidores teriam agido “de maneira voluntária e deliberada, sem qualquer tipo de ciência, autorização ou conivência por parte da SMS de Fortaleza”.

As investigações do caso durou dois meses e, no total, 19 pessoas foram ouvidas. A partir de provas obtidas nas apurações, os agentes descartaram a existência de pagamento. Os policiais declararam que o favorecimento foi para “satisfação de interesses pessoais”.

Entenda

A esposa de Wesley Safadão furou a fila da vacina contra o novo coronavírus em 8 de julho deste ano. O calendário municipal de vacinação, na época, previa a aplicação em pessoas com 32 anos ou mais, mas Thyane Dantas tinha 30 anos.

Já o marido e a produtora estavam agendados para receberem o imunizante no mesmo dia no Centro de Eventos do Ceará, mas foram a outro posto de vacinação em um shopping. A investigação apurava se os dois foram ao local como maneira de escolher o tipo de vacina.

Casal prestou depoimento em setembro

O cantor Wesley Safadão foi ouvido no dia 15 de setembro, na sede da Delegacia de Combate à Corrupção (Decor). Ele chegou ao Complexo de Delegacias Especializadas, onde fica o prédio da Decor, por volta das 10h e saiu cerca de uma hora depois. Wesley estava acompanhado de um advogado.

A produtora dele, Sabrina Tavares, também foi ouvida. Já Thyane Dantas prestou seu depoimento no dia 21 de setembro.

O inquérito que investiga a vacinação dos três foi aberto pela polícia no dia 15 de julho, depois de completar uma semana que eles haviam recebido o imunizante.

A sindicância aberta pela Prefeitura de Fortaleza para apurar a vacinação irregular da mulher do cantor foi concluída pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que encontrou irregularidades nas ações de três colaboradores do poder municipal, uma servidora pública e dois funcionários terceirizados da empresa Servnac. De acordo com a prefeitura, pode ter havido corrupção passiva no caso.

Ministério Público

Os três também são investigados pelo Ministério Público (MP) do Ceará. A instituição ouviu 11 pessoas entre os dias 12 e 18 de agosto. Além de Wesley Safadão, Thyane Dantas e Sabrina Tavares, alguns servidores públicos são inquiridos.
Na época, o MP relatou que as investigações sobre o caso continuavam em andamento e, de acordo com resolução do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o prazo para conclusão do processo de apuração é de 90 dias.

O casal negou qualquer irregularidade, alegando que ela recebeu o imunizante da “xepa” (a sobra da vacina do dia).

Entretanto, a Prefeitura de Fortaleza negou a versão, revelando que não havia aplicação de doses de “xepa” no horário em que eles foram imunizados. Eles voltaram a ser procurados, mas não quiseram se manifestar sobre o assunto. A produtora Sabrina Tavares também não respondeu aos questionamentos.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias