Menu
Sexta, 19 de abril de 2024

Pelo WhatsApp poderá ser feita denuncias de violência contra a mulher

A iniciativa foi lançada ontem

30 de out 2020 - 10h:38 Créditos: Roberta Ferreira
Crédito: Divulgação

A partir de ontem (29), o Ligue 180 começou a receber denúncias de violência contra a mulher pelo Whatsapp. A iniciativa foi lançada pelo Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. O número para acionar o serviço no aplicativo de mensagens é o (61) 99656-5008.

“O Whatsapp agora oficialmente faz parte dessa rede de proteção à mulher", disse a ministra Damares Alves, na transmissão ao vivo feita na manhã de quinta-feira para o lançamento da medida.

Ela explicou que a ferramenta será adotada para atender mulheres em situação de violência, que muitas vezes convivem permanentemente com seus agressores e não têm condições de fazer uma ligação ou acessar um site para denunciar. Com o Whatsapp, o pedido de ajuda fica mais acessível.

Assim como o site, o aplicativo Direitos Humanos Brasil e o Ligue 180, o serviço pelo Whastapp funciona 24 horas por dia e está disponível também para mulheres brasileiras que vivem no exterior e que estão em situação de violência ou sofreram alguma violação de direitos humanos.

O atendimento pelo aplicativo é personalizado e instantâneo, feito por um atendente em tempo real, sem intermediação de robôs. O serviço pode ser usado para registrar a denúncia ou para obtenção de informações sobre a rede de proteção a mulher mais próxima à vítima.

Damares afirmou que o canal vai possibilitar que a denunciante registre a queixa já com imagens enviadas pelo próprio telefone, o que pode agilizar a concessão de medidas protetivas.


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias