Menu
Domingo, 02 de novembro de 2025

Prefeitura amplia obras na Avenida Indaiá para solucionar problemas de drenagem em Dourados

Intervenção estrutural na boca de dragão exigirá interdição parcial da via por cerca de 30 dias; nova estrutura terá maior capacidade de vazão e reforço em ferro para evitar infiltrações e alagamentos.

30 de out 2025 - 14h:20 Créditos: Pref. Ddos
Crédito: Secretário-adjunto da Semsur, Ângelo Augusto, explica que trabalho está sendo executado em uma das pistas e depois será realizado na outra, para eliminar alagamento da via – Foto: A. Frota

A Prefeitura de Dourados ampliou a intervenção na boca de dragão da Avenida Indaiá, no bairro Altos do Indaiá, após a constatação de que seria necessário um trabalho mais profundo e estrutural para resolver de forma definitiva os problemas de drenagem e infiltração no local. Com isso, o trânsito na via ficará interditado de forma parcial por cerca de um mês, conforme informou a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur).

O serviço será realizado em duas etapas. Neste momento, a equipe atua em uma das pistas, com previsão de conclusão em duas semanas. Em seguida, os trabalhos serão executados na pista oposta, o que deve levar mais 15 dias, totalizando aproximadamente 30 dias de interdição parcial da avenida.

Com o andamento da obra, iniciada na última sexta-feira, foi constatado desmoronamento da estrutura da rede pluvial e acúmulo crônico de água da chuva, exigindo uma intervenção de maior porte. Segundo o secretário-adjunto da Semsur, Ângelo Augusto Gomes dos Santos, o modelo da nova estrutura seguirá o padrão adotado recentemente no bairro Parque Alvorada, onde ações semelhantes eliminaram antigos alagamentos.

Ao concluir o serviço em uma das pistas, trabalho migrará para via oposta

“A boca de dragão da Avenida Indaiá não suportava o volume de água e transbordava em dias de chuva forte. Agora estamos fazendo um trabalho completo, com estrutura reforçada e maior capacidade de vazão”, afirmou.

A antiga grelha, de 30 centímetros de largura, será substituída por uma nova de 1,20 metro, com duas caixas de contenção para ampliar o escoamento das águas pluviais. A estrutura receberá reforço total em barras de ferro, substituindo os vergalhões antigos que se deformavam com o peso de veículos e causavam rachaduras e infiltrações.

“Por determinação do prefeito, o serviço está sendo feito para durar, com material de qualidade e estrutura sólida. Não é um simples conserto, mas uma reconstrução completa que vai encerrar o problema”, explicou Ângelo. O serviço está sendo executado diferente de gestões anteriores, que realizaram apenas reparos paliativos.

Na semana passada, o prefeito Marçal Filho acompanhou o início dos trabalhos e determinou que a execução siga critérios técnicos rigorosos. “O objetivo é garantir eficiência no escoamento das águas pluviais e segurança para quem transita pela avenida, especialmente em dias de chuva intensa”, reforçou o prefeito.

Paralelamente, a Prefeitura executa a pavimentação asfáltica de um trecho de 150 metros da Rua A1, ao lado do Clube Indaiá, uma demanda antiga dos moradores. “Sabemos dos transtornos que a falta de asfalto causa, com poeira no período seco e lama em dias de chuva. Essa obra traz valorização aos imóveis e mais qualidade de vida à comunidade”, destacou Marçal Filho. “Determinei que o serviço seja feito com agilidade e dentro do padrão técnico que adotamos em toda a cidade”, finalizou.



Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias