Menu
Segunda, 15 de setembro de 2025

Tenente aquidauanense André Ragalzi completa 100 anos

Ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira, o Pracinha reside atualmente em Jardim.

30 de nov 2021 - 07h:57 Créditos: O Pantaneiro
Crédito: Reprodução

Nesta terça-feira, dia 30 de novembro de 2021, o Pracinha, ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira, André Ragalzi, comemora a chegada de seus 100 anos. O privilégio pelo centenário deve ser celebrado com grandes homenagens ao veterano que deu sua vida e cumpriu um grande papel na história do país, no qual ele grande se orgulha.

Residindo atualmente no município de Jardim (MS) com a esposa, ele mantém sua rotina de fé. Lúcido e se cuidando, principalmente agora nos tempos de pandemia. Sempre que pode, conta aos 11 filhos, 20 netos e 24 bisnetos sobre as histórias da guerra e de todas as homenagens que já recebeu, já que fez parte do primeiro grupo de brasileiros que chegou à Europa para lutar contra o nazismo, no navio General Mann, em 1944.


Tenente André Ragalzi

Junto ao homenageado, o Brasil enviou cerca de 25 mil militares para combater na 2ª Guerra. De Mato Grosso do Sul - à época ainda Mato Grosso - 649 homens embarcaram para a Itália, de acordo com a Força Expedicionária Brasileira (FEB). 

“Quando pulei da trincheira andei 10 passos, a bomba explodiu e jogou o cabo [do exército]. Eu escapei por um fio de linha, se tivesse ficado um minuto, eu tinha ido junto com ele também", conta Ragalzi em uma de suas memórias sobre a perda de um amigo na 2ª Guerra Mundial.

A grande importância do 9º Batalhão de Engenharia de Combate Carlos Camisão na Guerra esteve na participação na vitória da 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária nas conquistas de Monte Castelo, Castelnuovo e Montese. Considerado como o maior troféu de guerra conquistado pelo Brasil, a bandeira Nazista, capturada pelo sargento Meroveu, natural de Aquidauana e integrante do Batalhão está exposta como um prêmio no Museu Marechal José Machado Lopes.

Bandeira Nazista exposta no Museu Marechal José Machado Lopes, em Aquidauana.


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias