O WhatsApp anunciou nesta quinta-feira (30) a implementação de códigos secretos para bloqueio de conversas no aplicativo de mensagens. O mensageiro avalia que o recurso funciona como mais uma camada de privacidade para proteger informações pessoais compartilhadas na plataforma. Quando o usuário cria um código secreto, essa senha pode ser usada para ocultar um chat, que só vai aparecer no mensageiro quando for digitada na barra de pesquisa. A seguir, veja mais detalhes da novidade que deve ser liberada gradualmente para toda a base de usuários.
Com o código secreto, o usuário poderá definir uma senha única diferente da que usa para desbloquear o telefone. Para quem já usa o bloqueio por impressão digital ou Face ID, a novidade representa uma camada extra de privacidade no app. A senha pode ser uma palavra ou até um emoji, os desenvolvedores indicam apenas que seja uma sequência fácil de lembrar.
Conforme o WhatsApp, o usuário terá a opção de ocultar a pasta Conversas Bloqueadas da lista de chats principais, de modo que elas só possam ser descobertas digitando o código secreto na barra de pesquisa. Além disso, também há a opção de deixá-las visíveis na tela inicial. Quando houver a necessidade de bloquear uma nova conversa, basta pressionar e segurar para bloqueá-la, sem precisar acessar as definições de configuração.
"Estamos implementando o código secreto para bloqueio de conversas no WhatsApp para que você possa proteger suas conversas com uma senha exclusiva. Agora você pode configurar suas conversas bloqueadas para aparecerem apenas quando você digitar o código secreto na barra de pesquisa, para que ninguém possa descobrir involuntariamente suas conversas mais privadas", destacou o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, em comunicado.