Menu
Sábado, 21 de dezembro de 2024

Depois de formar 400 lideranças em oito municípios, ‘Perifeirarte’ chega a Campo Grande

O nome surgiu da mistura entre periferia, feira e arte, e segundo o subsecretário, é desse “caldo” que sai o fortalecimento de políticas públicas.

30 de nov 2024 - 12h:27 Créditos: Paula Maciulevicius
Crédito: Matheus Carvalho/SEC

Nesta segunda-feira (2), o auditório da Cidadania abre as portas para lideranças comunitárias e público em geral. Sob coordenação do subsecretário de Políticas Públicas para Assuntos Comunitários, Jairo Luiz da Silva, a formação trabalhará pontos sobre destinação de resíduos sólidos, e como captar recursos para organizações da sociedade civil.

Idealizado pela Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Assuntos Comunitários, o Perifeirarte tem reunido, desde 2023, líderes comunitários para debater os avanços e os desafios para as entidades no Estado, na perspectiva do município, fomentando o fortalecimento e o desenvolvimento das comunidades.

Idealizador do Perifeirarte, subsecretário Jairo Luiz Silva explica que programa aproxima Governo do Estado das lideranças comunitárias. (Foto: Matheus Carvalho/SEC)

“O Perifeirarte é uma oportunidade de aproximar o Governo do Estado dos municípios e das comunidades. Tornando-se um espaço de diálogo fortalecendo a governança local e promovendo o desenvolvimento sustentável e inclusivo”, explica Jairo Luiz Silva. 

Perifeirarte

O nome surgiu da mistura entre periferia, feira e arte, e segundo o subsecretário, é desse “caldo” que sai o fortalecimento de políticas públicas. “A gente define a feira livre como o ambiente mais popular e democrático de uma comunidade, e é através deste nome que levaremos conceitos de cidadania, associativismo, e comunitarismo para essas comunidades, tanto urbanas quanto rurais”, enfatiza Jairo.

Em 2023, entre os meses de maio e novembro, o programa passou pelas cidades de Bandeirantes, Três Lagoas, Bela Vista e Rio Verde. Agora, em 2024, foram realizadas edições em Ponta Porã, Anastácio, Santa Rita do Pardo, Bonito, Coxim, Rio Brilhante, Maracajú e Aquidauana. Ao todo, mais de 400 líderes comunitários foram capacitados. 

Perifeirarte encerra programação na feira livre ou praça da cidade com arte, cultura, moda e gastronomia. (Foto: Matheus Carvalho/Cidadania)

E como já é de praxe, a programação do Perifeirarte termina na feira integrando empreendedorismo, cultura local, arte e gastronomia. 

A participação é gratuita, e o público pode se inscrever pelo link. Posteriormente será enviado o certificado da formação. 

Programação

Segunda-feira (02/12)  

LOCAL: Auditório da Secretaria de Estado da Cidadania - Av. Ceará, 984 – Vila Antônio Vendas

19h - Abertura - Jairo Luiz da Silva – Subsecretário de Estado de Políticas Públicas para Assuntos comunitários

19h20min. – Palestra 1 “Reciclando Nossas Atitudes – Destinação de Resíduos Sólidos” - Palestrante: Lucimara de Oliveira Calvis – Coordenadora de Educação Ambiental da SOLURB. Mestra e Doutoranda em Desenvolvimento Local, Especialista em Educação Ambiental. 

20h20min. – Palestra 2 “Captação de Recursos para OSCs e OSCIPs” com foco em Associações de Moradores, Clubes de Mães, Clubes de Amigos, etc.  Palestrante: Elizandra Leon Elias – Pedagoga, Técnica da Coordenadoria de Captação de Recursos e Articulação Interinstitucional da SEC/MS.

Domingo (08/12)

Local: Praça do Peixe - Av. Coronel Porto Carrero, 100 - Vilas Boas 

16h - Atividades Culturais do Projeto PERIFEIRARTE – Arena Comunitária – Artesanato, Gastronomia e Música.



Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias