Menu
Sábado, 20 de abril de 2024

Até dia 15 de janeiro a Fiocruz apresentará o pedido de aprovação da vacina para a Anvisa

O imunizante foi aprovado hoje

30 de dez 2020 - 14h:04 Créditos: Roberta Ferreira
Crédito: Divulgação

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) deve realizar o pedido de registro da vacina de Oxford/AstraZeneca junto à Anvisa até o dia 15 de janeiro, segundo Marco Krieger, vice-presidente de produção e inovação em Saúde da instituição.  

Maior aposta do governo federal para o controle da pandemia no país, o imunizante foi aprovado nesta quarta-feira (30) pela agência sanitária regulatória do Reino Unido e será fabricado no Brasil pela Fiocruz.

Embora o prazo estipulado pela instituição para a entrega da documentação completa vá até meados de janeiro, é possível que o pedido na Anvisa seja feito ainda antes, disse Krieger.

"Boa parte dos documentos já está pronta, e agora, com a autorização no Reino Unido, temos um cenário ainda mais favorável. É possível que a gente faça um pouco antes", afirmou.

O acordo firmado entre a fabricante AstraZeneca, a Fiocruz e o Ministério da Saúde prevê a fabricação de até 3 bilhões de doses da vacina em território brasileiro em 2021, a depender da autorização da Anvisa. O imunizante está sendo testado no Brasil.

De acordo com Krieger, a produção do imunizante pela Fiocruz se iniciará já no fim de janeiro e deve alcançar a marca de 3,5 milhões de doses por semana até o fim de fevereiro.

Segundo ele, a instituição trabalha para conquistar a autorização da Anvisa pelo processo de submissão contínua, embora o pedido de uso emergencial não esteja descartado.


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias