Crédito: Divulgação A Polícia Federal vai ouvir, nesta terça-feira (30), três nomes centrais nas investigações envolvendo o Banco Master. Serão colhidos os depoimentos do empresário Daniel Vorcaro, proprietário da instituição financeira; do ex-presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa; e do diretor de Fiscalização do Banco Central, Ailton de Aquino Santos.
As oitivas estão marcadas para ocorrer a partir das 14h, por videoconferência, e serão conduzidas por uma delegada da PF. Após os depoimentos, a investigadora poderá solicitar ao juiz auxiliar do gabinete do ministro Dias Toffoli, relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF), a realização de uma acareação entre os envolvidos, caso considere necessário.
A medida tem como objetivo esclarecer divergências entre os investigados e aprofundar a apuração sobre possíveis irregularidades nas operações financeiras envolvendo o Banco Master.
O inquérito tramita no STF desde o fim de novembro, após surgirem indícios que ligam um parlamentar — já investigado em outro processo — ao caso.
Investigação
O Banco Master é investigado por suspeita de fraude envolvendo cerca de R$ 12 bilhões em operações de venda de carteiras de crédito ao BRB. A 10ª Vara Federal de Brasília chegou a determinar a prisão de Daniel Vorcaro, de outros quatro executivos do banco e de mais dois investigados, além do afastamento de Paulo Henrique Costa do comando do BRB.
Vorcaro, no entanto, deixou a prisão após 12 dias, por decisão da desembargadora federal Solange Salgado da Silva.
Paralelamente às investigações criminais, o Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Banco Master.



