Menu
Quinta, 21 de novembro de 2024

Reinaldo pacifica o PSDB; Gerson Claro e Paulo Corrêa comandarão a Assembleia Legislativa

A sessão solene de posse dos deputados estaduais que irão compor a 12ª Legislatura está marcada para esta quarta-feira (1º de fevereiro) às 9 horas, no Plenário Deputado Júlio Maia, no Palácio Guaicurus, em Campo Grande

31 de jan 2023 - 15h:39 Créditos: Folha de Dourados
Crédito: Luciana Nassar/Campo Grande News

A entrada do ex-governador e presidente regional do PSDB, Reinaldo Azambuja, nas articulações para a eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul sacramentou os nomes dos deputados Gerson Claro (PP) e Paulo Corrêa (PSDB) nos dois cargos mais importantes da Casa: presidente e primeiro-secretário.

Ocorre que dois tucanos faziam objeção à dupla: Mara Caseiro, por ser a mais votada em outubro passado, pleiteava a presidência e Jamilson Name queria a primeira-secretaria. Mas, na tarde de ontem (30), com a presença de Reinaldo Azambuja, as arestas foram aparadas e o PSDB saiu coeso da reunião, qual participou, em certo momento, Gerson Claro, que agora garante ter mais de 13 assinaturas apoiando seu nome.

A reunião foi realizada na Governadoria e contou com os seis deputados estaduais eleitos: Jamilson Name, Mara Caseiro, Lia Nogueira, Zé Teixeira, Paulo Corrêa e Pedro Caravina, além do governador Eduardo Riedel (PSDB) e o articulador político e secretário-executivo do escritório de relações institucionais e políticas no Distrito Federal da Secretaria de Estado da Casa Civil, Sérgio de Paula.

“A Mara que era pretensa candidata a presidente abriu mão em nome de um aliado, do PP, que é o Gerson. Isso está bem amadurecido”, disse Reinaldo à imprensa ao final da reunião, o que foi depois confirmado pela deputada.

Com o recuo de Jamilson Name, agora, aparentemente, o único obstáculo para a eleição de Paulo Corrêa é deputado João Henrique Catan (PL), que já registrou candidatura junto à mesa diretora, mas sem capilaridade para abalar o favoritismo do atual presidente da AL, Paulo Corrêa.

Assim, a configuração atual da mesa diretora tem na presidência, Gerson Claro; na primeira vice-presidência, Renato Câmara (MDB); como primeiro-secretário Paulo Corrêa; segundo-secretário Pedro Kemp (PT). Há ainda três cargos em negociação: segunda e terceira vice-presidências e terceiro secretário.  

A sessão solene de posse dos deputados estaduais que irão compor a 12ª Legislatura está marcada para esta quarta-feira (1º de fevereiro) às 9 horas, no Plenário Deputado Júlio Maia, no Palácio Guaicurus, em Campo Grande.

Os deputados diplomados se reunirão na sede da ALEMS em sessão preparatória, independentemente de convocação, para a solenidade de posse e também para a eleição da nova Mesa Diretora, que dirigirá os trabalhos nas duas Sessões Legislativas sequentes (2023 e 2024).  

A eleição da Mesa Diretora será feita por votação nominal e aberta, à(s) chapa(s) ou a candidatos individuais, que devem ser registrados até o início da sessão. De acordo com o regimento interno da Casa, um mesmo deputado poderá figurar em mais de uma chapa apresentada, ou de forma individual ou avulsa, desde que concorrendo ao mesmo cargo eletivo.

Na quinta-feira (2), às 9 horas, também na AL, será realizada a sessão solene de instalação da 1ª Sessão Legislativa (2023), com a presença do governador do Estado, Eduardo Riedel (PSDB), que fará a leitura da mensagem do Poder Executivo aos demais Poderes e ao povo sul-mato-grossense.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias