Menu
Sexta, 19 de abril de 2024

AÇÕES DA GUARDA MUNICIPAL DE DOURADOS DURANTE COVID-19

Divaldo Machado Menezes, comandante da GMD (Guarda Municipal de Dourados) destaca o trabalho intensificado mesmo em tempos de pandemia.

31 de jul 2020 - 14h:31 Créditos: Redação com informações da Guarda Municipal
Crédito: Luciane Viana

O comandante da GMD (Guarda Municipal de Dourados), Divaldo Machado Menezes, destaca ações e resultados desempenhados em meio à pandemia, mencionando que são mais de 8.287 e 3.587 referentes à pandemia do Coronavírus.

A Sala Rádio da GMD realizou 2.316 orientações à população, na qual 1.375 informações foram sobre as questões da pandemia do COVID 19. Segundo o comandante as pessoas entram em contato para sanarem as dúvidas principalmente relacionadas ao funcionamento dos comércios, comércios irregulares, questões de aglomerações de pessoas, informações de postos de saúde sobre o covid-19, “as ligações recebidas são passadas pelo rádio para as viaturas que estão sem ocorrência ou atendimento”.

Divaldo Machado ressalta “Estamos trabalhando preventivamente atendendo as denúncias referentes à Pandemia da Covid-19, os trabalhos foram intensificados, desde o dia 23 de março, conforme os Decretos Municipais que foram surgindo, que as equipes estão atuando também em auxílio aos agentes da Secretária Municipal de Saúde nas barreiras sanitárias e apoio aos ficais de posturas do município e da Secretária Municipal de Planejamento, e continuamos com os trabalhos de toque de recolher em conjunto com a polícia militar de Dourados”.

Cerca de 2.805 Boletins de Atendimentos foram lavrados, sendo 1.176 Boletins de Atendimentos referentes ao Coronavirus; 2.473 Atendimentos foram especificamente referentes às questões da pandemia do COVID-19; Neste período os atendimentos emergenciais e população continuam sendo realizados, mesmo fora das questões da pandemia, já foram atendidas 309 Ocorrências Policiais com o encaminhamento dos presos pelos mais diversos tipos de crimes as Delegacias de Polícia. Destaques para a prisão de 80 foragidos da justiça, 48 condutores embriagados, 47 pessoas presas por roubo, furto e receptação, 29 autores de violência doméstica, 02 porte ilegal de arma de fogo. 80 pessoas foram presas cometendo outros crimes após o toque de recolher. 39 pessoas foram presas cometendo crime do Art. 268 CP. “Descumprir Medidas Sanitárias conter Pandemia”, após o toque de recolher.

A segurança nos Patrimônios Públicos continua sendo realizada, com 7.583 Rondas Patrimoniais feitas. A Guarda Municipal Ambiental realizou 765 procedimentos referente às denúncias ambientais, protegendo o meio ambiente de nossa cidade; FORAM FISCALIZADOS DURANTE A PANDEMIA DO CORONAVIRUS: 436 estabelecimentos comerciais que descumpriam as medidas sanitárias, com aglomerações de pessoas ou descumprindo o toque de recolher foram verificados, sendo lavrados os Boletins de Atendimentos, 514 residências com denúncias de aglomerações já foram visitadas pela Guarda Municipal, onde os moradores estavam realizando festas, aniversários, confraternizações e foram orientados a encerrarem as festas, 530 denúncias de perturbação do sossego e da tranquilidade foram atendidas no período; 14 pessoas foram presas cometendo crimes de perturbação do sossego alheio.

Esse fato geralmente está ligado a aglomerações de pessoas nas residências e o uso de bebidas alcóolicas; 212 ações de prevenção realizadas na fiscalização de filas em bancos, lotéricas, barreiras sanitárias, atendimentos ao Ministério Público Federal, Estadual ou do Trabalho, Fiscalização a pedido da Câmara de Vereadores e demais fiscalizações a comércios com outras irregularidades, como funcionários sem máscaras, com a falta de álcool 70% ou em gel ou outras irregularidades; 249 apoios em barreiras sanitárias, 90 apoios realizados as equipes de Fiscalização de Posturas nas notificações de Comércios irregulares, principalmente após o início do "Toque de Recolher", hoje entre as 20h e 05h, com aglomerações de pessoas ou desrespeitando o Toque de Recolher, 288.569 pessoas foram inspecionadas nas barreiras sanitárias da Av: Marcelino Pires, Presidente Vargas e Guaicurus, que estão sob segurança da Guarda Municipal, 59 pessoas foram notificações com alguns sintomas ou Suspeitas COVID 19, Total de veículos 233.162 mil veículos passaram por essas barreiras sanitárias que funcionam das 07h às 18h.

Vale lembrar que a Guarda Municipal de Dourados fica localizada na rua: Pres. Kenedy, nº 555, Vila Industrial, foi criada em 1995 através da Lei Municipal n°. 2.029 que dispõe em seu artigo 1º.  “Fica Criada a Guarda Municipal de Dourados – de acordo com o estabelecido no inciso X, do artigo 14 da Lei Orgânica Municipal de Dourados, e no §8º do artigo 144 da Constituição Federal”.

As denúncias podem ser realizadas pelos telefones 199 e 153, atendimento 24 horas.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias