Moradores nas margens do Rio das Antas, no Rio Grande do Sul, serão removidos temporariamente de suas casas, para o conserto de uma fissura na barragem Passo do Meio, em São Francisco de Paula.
O imóvel fica aproximadamente 43 quilômetros da barragem, no interior de Caixas do Sul, é o mais próximo. E cerca de 20 pessoas terão que sair de suas moradas e ficaram 20 dias fora. Grande maioria das residências é de moradores que têm elas como lazer ou não mora ninguém.
A empresa Energética Campos de Cima da Serra afirma que não há risco de ruptura, mas por prevenção foi decidido, junto com os órgãos estaduais, acionar o plano de emergência da barragem.
"É uma questão controlada, de risco mínimo, porém enquanto tiver o risco e a situação de emergência, que as pessoas não frequentem essas localidades. Muitas vezes as pessoas vão esporadicamente, têm uma casa de veraneio, de final de semana, ou utilizam para um passeio e estarão se colocando em risco. Então a ideia é minimizar e eliminar o risco", afirmou o tenente coronel da Defesa Civil, Sandro Carlos Gonçalves da Silva
A hidrelétrica Passo do Meio fica entre São Francisco e Bom Jesus. Por causa do conserto a empresa precisou esvaziar um pouco a barragem e foi aberto um desviou que dá para o Rio das Antas.