Padroeiro dos motoristas e viajantes, São Cristóvão reuniu centenas de condutores na manhã deste domingo (31) em Dourados. A concentração teve início no Parque Antenor Martins, formando uma extensa fila.
As atividades tiveram início ontem com Missa Sertaneja na Paróquia Santa Terezinha, prosseguindo hoje com a carreata.
Um intenso buzinaço é a marca dos caminhoneiros durante todo o trajeto. Ao chegar na paróquia, região do jardim Maracanã, recebem a benção.
São Cristovão
A devoção à São Cristóvão é uma das mais antigas e populares da Igreja, tanto do Oriente como do Ocidente. Conforme relatos, Cristóvão, antes do batismo, chamava-se Réprobo, porém, depois, se chamou Cristóvão, que é o mesmo que dizer aquele que carrega Cristo, pois ele carregou Cristo em seus ombros, transportando-o e guiando-o; em seu corpo, tornando-o esquálido; em sua mente, pela devoção; e em sua boca, confessando-o e pregando a sua mensagem.
Ele consta da relação dos “Catorze Santos Auxiliadores” invocados para interceder pelo povo nos momentos de aflições e dificuldades. Entretanto são poucos os dados precisos sobre sua vida. Só se tem conhecimento comprovado de que Cristóvão era um homem alto e forte. Ele nasceu na Palestina, no século III, pregou na Lícia e foi martirizado a mando do imperador Décio, no ano 250.