Menu
Quinta, 18 de abril de 2024

Empresários e despachantes são alvo de operação contra migração ilegal em MS

Investigados estavam atuava explorando de travessia de haitianos pelo local conhecido como “Trilha do Gaúcho”

31 de ago 2021 - 13h:59 Créditos: Linckon Lopes
Crédito: Imagem Ilustrativa

Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (30), a operação FO M’ALE, visando combater crimes de promoção de migração ilegal praticados por despachantes de viagens e empresários do ramo em Corumbá. 

A investigação iniciou-se através de denúncias de que uma pessoa estaria agindo como “coiote” e facilitando, através de solicitação de vantagem econômica, a migração ilegal de cidadãos haitianos pela fronteira Brasil-Bolívia. No decorrer dos trabalhos investigativos, que duraram alguns meses, observou-se a saída de cerca de 150 haitianos a cada dia através desta trilha. A ação cumpriu um mandado de prisão e quatro de busca e apreensão, todos expedidos pela 1ª Vara Federal de Corumbá.

Conforme as investigações federais, o grupo criminoso atuaria explorando um esquema de travessia de haitianos pelo local conhecido como “Trilha do Gaúcho”, na divisa do Brasil com a Bolívia. Nos períodos da manhã e noite estes despachantes buscavam meios de atravessar os migrantes, entre eles diversas crianças e mulheres grávidas, sempre exigindo vantagem econômica para tal fim. 

Já dentro da trilha, os estrangeiros eram auxiliados por “carregadores” de nacionalidade boliviana, que tinham a função de mostrar o percurso correto até o território do país vizinho, além de prestar apoio no transporte das malas dos haitianos.

Os investigados poderão responder pelos crimes de promoção de migração ilegal e organização criminosa (art. 223-A e art. 288, ambos do CPB), conforme aprofundamento dos trabalhos investigativos.

Empresários e despachantes são alvo de operação contra migração ilegal
Operação deflagrada hoje

Nome

A operação chamou-se FO M’ALE em alusão a uma expressão em idioma Creole, falado no Haiti. Esta expressão significa “preciso ir embora” em tradução livre, e aduz a vontade destas pessoas em deixarem o país em busca de novas oportunidades em países como Chile, México e Estados Unidos.


Serviço

A Delegacia da Polícia Federal em Corumbá/MS mantém canal de denúncias anônimas através do e-mail uip.cra.ms@pf.gov.br e do telefone 67 9 9131 9355.Caso saiba de informações sobre este ou outros casos de competência da PF entre em contato

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias