
"Foi o terremoto mais forte que eu já senti morando aqui na Turquia" afirma à cearense Thainara Esteves, de 24 anos, que vive com o marido em Izmir, cidade do litoral turco próxima do epicentro do terremoto de 7 graus na escala Richter registrado nesta sexta-feira (30).
A brasileira conta que estava sozinha em casa conversando com uma amiga por chamada de vídeo quando sentiu o apartamento tremer.
"Eu gritei 'terremoto' e corri para desligar a chamada porque fiquei muito desesperada", conta. Ainda enquanto a TV e outros objetos da casa tremiam, Thainara decidiu descer do prédio por medo de ocorrer um desabamento.
"Eu não sabia o que fazer. Eu até peguei o elevador para descer do prédio, porque não sabia que era melhor ir pela escada." Thainara soube por vizinhos que dois prédios em um bairro próximo vieram ao chão. O prefeito de Izmir, Tunc Soyer, informou que quase 20 prédios desabaram na cidade.
Equipes de resgate trabalham na remoção de escombros em busca de vítimas. A brasileira conta que a cidade está caótica e com muitas ruas congestionadas, próximo do bairro em que mora dois prédios desabaram.
"Eu ainda não voltei para casa, mas acredito que no fim do dia já consiga retornar", afirma. O tremor foi sentido também em Istambul e em ilhas gregas no mar Egeu.