Menu
Sábado, 05 de outubro de 2024

Dia das Bruxas: qual é a origem do Halloween e o significado da data no Brasil

O Dia das Bruxas é uma festa importada de países de língua inglesa, mas tem conquistado o coração dos brasileiros cada vez mais

31 de out 2023 - 10h:21 Créditos: Terra
Crédito: Divulgação

Quem nunca viu uma festa de Halloween em um filme e teve vontade de participar da tradição de pedir doces, como balas e chocolate, de porta em porta ou de se fantasiar de maneiras assustadoras e divertidas? No Brasil, isso também é possível, já que essa festa tem sua própria versão por aqui: é o Dia das Bruxas.

Comemorado anualmente, o Dia das Bruxas é visto como uma oportunidade de crianças, adolescentes, adultos e pessoas de todas as idades se fantasiarem, saírem pelas ruas pedindo doces e fazendo festas.

No Brasil, o dia divide a data também com o Dia do Saci, utilizado para celebrar o folclore brasileiro e, apesar de não movimentar tanto o mercado quanto outras datas do calendário comercial, tem conquistado cada vez mais os brasileiros.

O que é o Dia das Bruxas?

O Halloween é uma data comemorativa tradicional em países como Estados Unidos e Canadá, na qual a população se fantasia e sai nas ruas para pedir doces de porta em porta.

No Brasil, o Halloween foi traduzido como Dia das Bruxas e se tornou popular nas últimas décadas, principalmente devido a escolas de idiomas que, para fazer com que seus alunos convivessem com a cultura de países que falam a língua inglesa, passaram a promover festas de Halloween.

Quando é comemorado o Dia das Bruxas?

O Dia das Bruxas é comemorado anualmente no dia 31 de outubro. Então, essa é a data que marca o dia do Halloween no Brasil.

No Brasil, também se comemora o Dia do Saci no dia 31 de outubro como forma de resgatar e celebrar figuras do folclore brasileiro.

O que é o Dia do Saci?

Comemorado no Brasil desde 2003, o Dia do Saci foi criado pelo deputado federal Chico Alencar para fazer uma contraposição ao Dia das Bruxas e valorizar figuras do folclore brasileiro, como o próprio Saci, o Curupira, a Caipora ou a Mula Sem Cabeça.

Qual a origem do Dia das Bruxas?

Segundo historiadores, o Halloween tem origem nos povos celtas que habitavam regiões da Europa Central séculos atrás.

Naquela época, era comum celebrar o Samhain, festa que durava três dias — de 30 de outubro a 2 de novembro — onde os povos agradeciam pela abundância da colheita daquele ano e celebravam o fim do verão.

Segundo a crença da época, nessa data, os espíritos de antepassados mortos voltavam à terra para celebrar a data com seus familiares, o que fazia com que as pessoas acendessem fogueiras e usassem máscaras para não serem reconhecidos pelos mortos.

Com o passar dos anos e a dominação do catolicismo pelo mundo, a Igreja Católica viu a necessidade de criar uma celebração para evitar que essa tradição pagã continuasse sendo comemorada pelos povos.

Então, o Papa Gregório III mudou o Dia de Todos os Santos — que antes era comemorado no dia 13 de maio — para o dia 1 de novembro.

O dia anterior ao Dia de Todos os Santos passou a ser conhecido então como "All Hallows Eve" (Véspera do Dia de Todos os Santos) nos países de língua inglesa e, com o passar do tempo e a evolução do idioma, se tornou "Halloween", uma data que, apesar do nome novo, ainda celebra tradições celtas de séculos atrás.

O que significa o Dia das Bruxas?

Atualmente, o Halloween — ou Dia das Bruxas — é uma data comemorativa na qual crianças, adolescentes e adultos se reúnem para se fantasiar, decorar suas casas e festejar a data.

Então, com o passar dos anos, o Halloween se tornou uma festa voltada para o divertimento, e não mais para celebrar o fim do verão ou agradecer por uma boa colheita.  

Apesar disso, o dia ainda mantém tradições estabelecidas pelos povos celtas de séculos atrás, como utilizar máscaras e acender fogueiras — que, hoje em dia, se transformaram em lanternas de abóboras.

Quais são as tradições de Dia das Bruxas?

O Dia das Bruxas tem uma série de tradições pelas quais ele é reconhecido, como o "doces ou travessuras" e as decorações divertidas e assustadoras.

Entre as tradições de Dia das Bruxas, podemos citar:

Doces ou Travessuras

Durante o Halloween, é comum que crianças saiam fantasiadas pedindo doces nas portas de seus vizinhos. O pedido vem por meio da frase "doces ou travessuras": ou a pessoa dá um doce, ou se recusa a fazer isso e recebe uma travessura de volta.

A brincadeira surgiu nos Estados Unidos, mas se tornou um costume em todos os outros países que comemoram o Dia das Bruxas.

Fantasias

As fantasias de Halloween geralmente remetem à temas como bruxas, fantasmas e esqueletos. Porém, nos últimos anos, com a popularização de personagens infantis e super heróis, cada vez mais as fantasias tradicionais do Dia das Bruxas tem sido substituídas por personagens da cultura pop.

Além disso, é costume que as pessoas se vistam de maneiras assustadoras, caprichando nas maquiagens para fazer referência a personagens do universo do terror ou aqueles criados por elas mesmas.

Decoração temática

A decoração do Halloween envolve cores relacionadas ao outono — época em que a celebração ocorre nos Estados Unidos —, como laranja, marrom, roxo e preto.

Além disso, símbolos comuns à data, como abóboras, que é uma plantação da estação, e espantalhos, comuns em plantações e, consequentemente, na festa da colheita, são comuns nas decorações.

Fogueiras e velas acesas também não podem faltar, assim como fantasmas — feitos de lençóis.  

Festas temáticas

Uma das tradições de Halloween são as festas temáticas que acontecem na data. Festas à fantasia, com decorações típicas e assustadoras, são comuns na época e recebem pessoas de todas as idades.

Quais são os significados dos símbolos do Dia das Bruxas?

De abóboras à bruxas, o Dia das Bruxas tem uma série de símbolos que fazem parte dele.

Vamos conhecer os principais:

Lanternas de abóboras

Geralmente, as abóboras do Halloween servem como lanternas: elas são esculpidas e ganham velas para iluminar a frente das casas.

Esse costume começou devido a uma lenda irlandesa que dizia que um homem, chamado Jack O'Lantern (Jack da Lanterna), morreu e, depois de não ser aceito nem no céu nem no inferno, passou a andar por aí com uma lanterna, iluminando caminhos.

Outras lendas dizem que um cavaleiro teve a cabeça decepada e, ao sobreviver, passou a usar uma abóbora no lugar da cabeça — e, desde então, muitas pessoas passaram a esculpir suas lanternas de abóbora como se fossem rostos.

Bruxas e gatos pretos

As bruxas geralmente são mulheres que sabem fazer magia e poções para ajudar ou prejudicar pessoas. Além disso, elas sempre estão voando por aí em suas vassouras e sempre são lembradas com um chapéu preto e pontudo.

Seus fiéis companheiros geralmente são gatos pretos — muito associados ao azar e maldições. Uma curiosidade sobre o Halloween é que muitas vezes, durante a data, adoções de gatos pretos são banidas buscando evitar o sacrifício desses animais.

Vampiros

Vampiros são seres mortos-vivos que se alimentam do sangue das pessoas — e podem, além de matá-las, também transformá-las em outros vampiros.

Associados aos caixões e à morte, os vampiros se tornaram ainda mais populares na figura do Drácula, personagem da história de mesmo nome criada por Bram Stoker.

Zumbis

Mortos vivos, os zumbis são criaturas monstruosas que se tornaram parte do imaginário popular e, nos últimos anos, têm sido retrabalhados na cultura pop através de obras como The Walking Dead e The Last of Us.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias