Menu
Sábado, 21 de setembro de 2024

Dois integrantes que compõe quadrilha do golpe do 'Chupa Cabra' são presos pelo SIG em Dourados

A ação foi em conjunto com PRF (Polícia Rodoviária Federal) neste sábado (5)

05 de fev 2022 - 16h:56 Créditos: Linckon Lopes com Leandro Holsbach
Crédito: Leandro Holsbach/O Vigilante MS

Na manhã deste sábado (5) a Polícia Civil por meio do SIG prendeu Victor Lucas Pinto Rodrigues e Bruno Daniel Martines da Silva, demais envolvidos no golpe do chupa cabra em Dourados (MS). 

Informações apuradas pela polícia, apontaram outros envolvidos na quadrilha. Foi realizada diligências, onde foi identificado um  novo golpe nesta manhã (5) em um homem que não teve sua identidade revelada.

A ação foi em conjunto com PRF (Polícia Rodoviária Federal), obtiveram êxito em prender a dupla que integram a mesma quadrilha presa no dia (14) de Janeiro deste ano. 


O Crime

A ação começava quando o cartão da vítima ficava preso na boca do caixa, e é necessário realizar uma ligação para retira-lo, como informa o comprovante emitido pelo caixa eletrônico. 

Os criminosos tinham uma central de atendimento criminosa, onde a vítima ligava para um número, era atendida por pessoas que se passava como atendente bancário, e a vítima sem saber que estava levando um golpe, passava os dados bancários.

Com todas informações em mãos dos criminosos, eles clonam cartão da vítima e passam todo o saldo bancário da vítima para conta deles, através de máquina de cartão.


Como se prevenir do golpe 'Chupa Cabra'?

É importante observar se o caixa eletrônico não apresenta algo estranho e fora do lugar — Foto: Pond5
É importante observar se o caixa eletrônico não apresenta algo estranho e fora do lugar — Foto: Pond5


Embora os dispositivos chupa-cabra avancem com o tempo e fiquem cada vez menores e mais compactos, é possível diminuir suas chances de cair no golpe com algumas dicas.

Repare no caixa: como o skimming depende de copiar dados do cartão, vale observar se a entrada de cartão tiver um aspecto estranho, parecer folgada ou apresentar resistência excessiva à entrada do cartão.

Fique de olho em câmeras estranhas: criminosos podem usar pequenas câmeras acima do teclado do caixa ou, então, posicionadas próximas à tela. Desconfie de qualquer câmera que não seja de segurança e que tenha visão do teclado e da tela.

Cuidado com a senha: é importante que você digite a senha da sua conta de uma forma que torne a eventual ação do criminoso mais difícil. Você pode usar uma mão para cobrir as teclas enquanto digita com a outra, ou mesmo se posicionar de forma que a vista de uma câmera perto do caixa seja obstruída.

Teclado diferente: outro meio de roubar senhas envolve o uso de um teclado falso sobre o verdadeiro. Procure observar se o teclado tem a mesma altura das outras máquinas, se não há diferenças na cor dos materiais de revestimento e se o encaixe não foge do comum.

Segurança dos bancos

Os bancos e instituições financeiras também têm investido em medidas de segurança para tornar o skimming mais difícil. 

Há kits usados em caixas eletrônicos que podem obstruir a operação dos chupa-cabras mais conhecidos usados na prática. Outra ação é o novo chip EMV usado em cartões bancários e que, em virtude de criptografia mais robusta, deve impedir que dados copiados de cartões possam ser usados pelos criminosos.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias