
A Justiça de Mato Grosso do Sul determinou que uma família de Chapadão do Sul, no oeste de Mato Grosso do Sul, com sintomas de covid-19, cumpra o isolamento social, sob pena de multa diária de R$ 10 mil. A determinação judicial atende a pedido do Ministério Público Estadual (MPE).
Segundo a promotora de Justiça, Fernanda Proença de Azambuja, são cinco integrantes da mesma família com suspeita da doença causada pelo coronavírus. "Alguns casos são sintomáticos e outos assintomáticos. Eles não estavam cumprindo o tratamento nem os protocolos de saúde", disse.
De acordo com a promotora, algumas dessas pessoas estiveram no comércio da cidade e outras viajaram para cidade vizinha para acompanhamento médico. "Total descomprometimento com a saúde dele e de outras pessoas".
Conforme Fernanda, além de mandar a família ficar em casa, a Justiça determinou que, em caso de descumprimento, seja paga multa diária de R$ 10 mil por pessoa. Além disso, aquele que descumprir a medida será conduzido para casa coercitivamente.
A família pode ser ainda responsabilizada criminalmente por propagar doença contagiosa e descumprir medidas de isolamento e quarentena.
Cabe à prefeitura da cidade fazer o monitoramento da família e atendê-la com Equipamentos de Proteção Individual e necessidades básicas de sobrevivência.
Chapadão do Sul tem dois casos confirmados de Covid-19 e um aguardado o resultado do exame. Em Mato Grosso do Sul são 85 casos confirmados e dois óbitos.